segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Congregação Cristã no Brasil é o letreiro que os mais belos templos do país ostentam em suas fachadas. Do interior destes templos ecoam belos hinos de louvores e súplicas a Deus. Seus assentos acomodam o povo que reunido EM NOME DO SENHOR JESUS adora o Deus que fez o céu e a terra. De um lado homens com terno e gravata, de outro lado mulheres com véus nas cabeças. Após a exclamação: DEUS SEJA LOUVADO! Segue um impactante AMÉM! Então se Inicia mais um culto onde todos ouvem a voz de Deus.
Ponto de partida. Aos doze de março de 1910, desembarcava em solo brasileiro, vindo dos Estados Unidos, o imigrante italiano, Louis Francescon. Este missionário ensinaria uma parte da nação, falar numa ‘língua estranha' que têm poder e unção.
O crescimento. Explicar o crescimento inicial da CCB é desafio a qualquer teólogo, ou mesmo sociólogo. Como uma igreja que não evangeliza em radio ou televisão cresce tanto? Se apenas o método tradicional foi usado, qual fator levou a CCB ser a maior denominação evangélica do Brasil por décadas? Os membros da CCB têm uma resposta na ponta da língua: “Foi obra do Espírito Santo”. E a meu ver foi mesmo. A glossolalia (línguas estranhas) foi um atrativo para crentes de outras denominações.
Uso e costumes. Os costumes usais da CCB são comuns a toda igreja pentecostal, , já os litúrgicos (cerimônia) são bem característicos contribuindo para sua identidade denominacional. São eles: o uso do véu, assentos separados, ósculo santo, saudação própria, orar só de joelhos entre outros.
A 'igreja do glória'. O modo peculiar dos membros da CCB exaltarem e clamarem a Deus, fazia-se notável a todos que a visitavam, fazendo-os ficar conhecidos como 'os glórias' e conseguinte a Congregação por “igreja do glória”. Esse apelido, dado pelas outras denominações, revela como era dinâmico os cultos e o respeito que desmonstravam pela CCB. 
Momento delicado. Mas nós bem sabemos que a CCB se desviou vertiginosamente de suas origens, e hoje segue um caminho duvidoso. Percebemos infelizmente que a CCB de hoje a cada dia fica mais frágil.
Voltando a primeira caridade. A CCB necessita ser avivada no Espírito Santo. Podemos entender por avivamento como sendo o retorno às origens da igreja primitiva, primando os dons espirituais e o falar em línguas, mas para tanto, precisa reconhecer seu erros, humilhar-se e então suplicar a intervenção divina. “Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade. Lembre-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras” (Ap.2: 4,5)


Mas Apesar de tudo, chegamos até aqui e somos uma grande família, temos uma estrutura gigantesca e somos modelo em várias áreas; Deus tem sido conosco, seus conselhos não tem faltado, e suas promessas hão de cumprir. Portanto, façamos festa, e celebremos a esperança da Vida Eterna, para a edificação do corpo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA O PRIMEIRO A SI TORNAR MENBRO

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.