segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O VÉU, UMA EXCLUSIVIDADE DA CCB?

Quando se fala em véu logo vem á mente a CCB, que ganhou um apelido nada carinhoso de “Igreja do Véu”, dando a entender que a CCB é a única igreja que faz uso do véu durante os serviços espirituais, e por esse motivo a CCB tem hoje vários “inimigos” na grande massa pentecostal, que acreditam que o véu é um costume Oriental e não uma Doutrina, e por esse motivo a CCB estaria desviando pessoas da “verdade”.
Mas será que o véu é uma exclusividade da CCB? E seu uso é uma doutrina ou apenas um costume oriental?
Nem é necessário um estudo aprofundado para responder essas perguntas. Para surpresa de muitos o uso do véu é mais comum do que se imagina, falarei um pouco nessa matéria sobre igrejas que fazem uso do véu, e pasmem, entre elas está a Assembléia de Deus.
Igreja Católica Romana
O uso do véu foi revogado á pouco mais de quatro décadas pela Igreja Católica. Porem, o uso do véu não é proibido pela igreja, apenas não é obrigatório. Entretanto essa "tradição" milenar ainda existe na Igreja Católica Oriental.
 
O Cânon 1262 §2 do Direito Canônico dizia:
(Cânon = Regra ou doutrina da Igreja Católica)
Os Homens na Igreja, enquanto assistem a missa, devem estar com a cabeça descoberta. As Mulheres, no entanto devem estar com a cabeça coberta e estarem vestidas de forma modesta, especialmente quando se aproximarem da mesa da comunhão”.
Hoje em dia não é mais assim, o Código Canônico de 1917 sofreu mudanças em 1983, onde esse ensinamento foi intencionalmente excluído.
Assembléia de Deus
Quando o assunto é a Assembléia de Deus e véu nos vem certo espanto, porque em nossa mente, um não tem nada haver com a outra. Mas mesmo que os membros da Assembléia aqui do Brasil não saibam, a sua igreja também faz uso do véu durante o culto em algumas de suas igrejas na Itália. Mas o que causa mais espanto é que a Assembléia de Deus aqui no Brasil é uma das igrejas que consideram o véu uma falsa doutrina, estranho né?

Fundamento Bíblico do Véu
A “tradição” do uso do véu tem origem Bíblica, e é claramente explicada pelo Apóstolo Paulo em uma de suas cartas aos Coríntios.  (1°Cor. 11.5-6).
“E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo a cabeça coberta, falta com respeito ao seu Senhor, porque é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com o véu, então rape o cabelo. Ora se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que use o véu”.
Portanto, o uso do véu representa a modéstia e a piedade da mulher que o veste, sua humildade e o seu louvor diante do Senhor Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA O PRIMEIRO A SI TORNAR MENBRO

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.