sexta-feira, 18 de maio de 2012

SAUDAI-VOS COM ÓSCULO SANTO





INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Romanos 16:16
“Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam”. Ósculo é beijo. A ordem aqui é que os membros das igrejas de Cristo saúdem uns aos outros com beijo. Para muitas pessoas esse texto é uma afronta contra a masculinidade. Será?
1. Por que o apóstolo Paulo ordena saudar com ósculo santo?
2. Por que o Espírito Santo incluiu tal imperativo na Bíblia?
3. Por que é importante estudar sobre ósculos santos?

I. UM PRINCÍPIO NÃO PODE SER ALTERADO OU NEGLIGENCIADO – Romanos 16:16
1. Um princípio transcultural presente no texto: “Saudai-vos uns aos outros”. A igreja é composta de pessoas que se amam, ou deveriam amar-se; por isso, a saudação e o cumprimento entre os membros são essenciais. Saudar uns aos outros não é opção, é uma ordem bíblica universal, transcultural. Um mandamento, uma ordem divina é um princípio.
2. Um princípio não deve ser alterado ou ignorado: Todo princípio bíblico é útil para o desenvolvimento e a sustentação da igreja. O princípio da saudação não deve ser jamais ignorado, deve sempre ser observado por cada membro do corpo de Cristo. Saudar uns aos outros é um preceito da mutualidade cristã.

II.  UM COSTUME LIGADO AO PRINCÍPIO PODE VARIAR COM O TEMPO E A CULTURA – Romanos 16:16
1. Um costume presente no texto com um significado teológico: “Saudai-vos... com ósculo...” Na sinagoga e posteriormente na igreja cristã a saudação era os homens beijando homens na face e mulheres beijando mulheres. O beijo era utilizado na época para evidenciar o amor cristão na comunidade. O amor é a essência do caráter de Deus, e, a característica principal de quem O conhece.
2. Um costume pode variar segundo a cultura, mas o emblema da saudação deve existir: Saudar com ósculo é uma das maneiras de saudar, a qual pode variar de cultura para cultura. Enquanto que a ordem é universal (“saudai-vos”), a forma, porém, é cultural. Dependendo da cultura a saudação é com beijos, abraços, apertos de mãos, inclinação do corpo para frente, etc. Não importa a forma, sempre devemos expressar atenção e simpatia uns aos outros em todos os lugares.

III. UM EMBLEMA DE AMOR SANTO DEVE CARACTERIZAR TODAS AS IGREJAS DE CRISTO – Romanos 16:16
1. A saudação cristã deve ser sincera: A igreja deve se caracterizar pelo amor, carinho e atenção de uns para com outros. Desta forma, esse amor cristão pelas pessoas é o que nos impulsiona a cumprimentá-las com sinceridade. O cristão não é frio, indiferente e desatento, pois uma fervorosa comunhão cristã caracteriza o amor de Cristo no coração.
2. A saudação deve ser santa para simbolizar o amor de Cristo compartilhado: O beijo jamais deveria ser malicioso, mas santo. A saudação não deve ser hipócrita, pois desta forma falsifica o amor de Cristo. Nunca deve haver fingimento na saudação, mas interesse genuíno em compartilhar o amor de Cristo uns aos outros sempre. Independente da forma emblemática, a saudação deve ser de profunda afeição cristã.

CONCLUSÃO:
1. A saudação é um princípio universal que deve ser praticada em todas as igrejas de Cristo: Embora a maneira de saudar seja cultural, o princípio é o mesmo: “Saudai-vos uns aos outros”. Todo cristão deve ser atencioso e caloroso no trato de uns para com outros em todo e qualquer lugar, seja no mercado, na rua, no trabalho, na escola ou na igreja.
2. O ósculo santo é o emblema do princípio da saudação que deve ser alterado conforme a cultura: Em alguns países causa escândalo dar beijos, pois existem outras formas de cumprimentar-se. Embora o emblema varie com o tempo e a cultura, praticá-lo sem malícia e sinceridade é a maneira de viver o princípio descrito no texto.
3. A saudação prática deve fazer parte da vida de cada membro da igreja de Cristo no mundo inteiro: A saudação do cristão, além de ser verbal, deve ser visível e palpável. Desta forma, o mundo inteiro verá evidências do amor de Cristo presente na Sua igreja.

APELO:
1. Saúdem uns aos outros olhando nos olhos expressando sincera atenção.
2. Saúdem uns aos outros com um forte abraço ou um singelo aperto de mão.
3. Saúdem uns aos outros demonstrando profundo o amor fraternal que vem do Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA O PRIMEIRO A SI TORNAR MENBRO

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.