segunda-feira, 14 de outubro de 2013


ALMA IMORTAL?




Vamos lá...

Em Gênesis 2:7 vemos que Deus formou o homem de dois elementos: o pó da terra e o fôlego de vida:

“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (neshamah), e o homem passou a ser alma (nephesh) vivente”. (Gênesis 2:7 )


No original, este texto seria: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o espírito de vida (fôlego de vida), e o homem passou a ser uma pessoa vivente"

Isto significa que no conceito Bíblico:

Espírito = fôlego de vida proveniente de Deus;
Alma = união do corpo com o fôlego de vida, ou seja, a pessoa como um todo.

Resumindo:

Para existir vida [ alma ], terá de haver a junção de corpo e espírito [ fôlego de Deus ].

Qdo morremos, a separação desses dois elementos: corpo e fôlego de vida [ espírito ], assim a alma [ vida ] desaparece, indo o corpo para sepultura, pois é pó e para o pó voltará e o espírito [ folêgo de vida ] volta a Deus que nos deu:

"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12 : 7)

A morte é representada pelas escrituras como um sono, um estado de inconsciência, visto que haverá a ressurreição dos mortos, uns para a condenação e outros para a vida eterna:

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. ( Daniel 12:2 )

Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.( João 11:11-14 )

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. ( Eclesiastes 9:5-6 )

Então sendo assim, quando morre o corpo, o fôlego de vida [ espírito ] torna para Deus (Eclesiastes 12:7), este espírito [ sopro ou fôlego de vida ] que é inconsciente volte ao seu ponto de origem e o ser humano deixa de existir como um todo.


Só existe um ser imortal segundo as escrituras sagradas:

Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. ( I Tim. 6:14-16 )

Creio que essas passagens foram bem EXCLARECEDORAS!


Assim todos os mortos estão na sepultura independente em que condições eles morreram, a parábola do rico e do Lázaro ao defende a existência de um lugar para os salvos e os condenados, mesmo porque um “espírito” sente sede? O Céu e o inferno estão tão próximos que os mortos podem conversar? Abraão seria o intercessor ao invés de Jesus? Lazaro que estava no fogo se saciaria em apenas molhar a língua e a água não evaporaria?

Sem dizer que Lázaro foi salvo por ser pobre, ou seja, pelas suas obras, indo contra o que a bíblia diz:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. ( Efésios 2:8-10 )

Sendo assim a tua própria pergunta é um golpe mortal sobre a parábola do rico e do Lazaro!!!

Se o “seio de Abraão” é o lugar para onde vão os salvos por ocasião da morte, para onde foram aqueles que morreram antes de Abraão e antes da vinda de Jesus?

ESTÃO TODOS NA SEPULTURA aguardado a volta de Cristo como está escrito:

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. ( Heb.11:13,14; 39,40 )

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. ( I Tess. 4:13-17 )

Jesus só usou a parábola do rico do Lazaro para transmitir a seguinte mensagem aos judeus e fariseus:

“Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.” Lucas 16:31.

Se o ser humano não ouvir e crer na mensagem de Moisés e dos profetas [ todo o Antigo Testamento ], não será convencida de que precisa ser salva, mesmo que ressuscitasse uma pessoa dentre os mortos.

Porventura Cristo não ressuscitou? Todos creram Nele?

Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? De sorte que [u]a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus[/u]. ( Rom. 10:16,17 )

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. ( Efésios 2:8-10 )

Resumo da seguinte forma: No VT a fé era voltada para Aquele [ Jesus Cristo ] que havia de vir; no NT a fé é voltada para Aquele que veio, ascendeu-Se ao céu e voltará!

Nas escrituras existem inúmeras [ dezenas ] de passagens comparando a morte ao sono, eis algumas:

Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará? (Salmos 6 : 5)

Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte. (Salmos 13 : 3)

Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão? Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição? Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento? ( Salmos 88:10-12 )

Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova. (Isaías 38 : 18)

Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.( Salmos 115:17 )

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. ( Eclesiastes 9:5-6 )


Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono. ( Jó 14:12 )

Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. ( João 11:12,13 )

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. ( I Cor. 15:51,52 )

A doutrina da imortalidade da alma não é bíblica, mas pagã. Nasceu na Grécia e propagou-se na Igreja, através de Platão, do século V em diante, graças à influência de Agostinho...(Meu Credo Escatológico [opúsculo], ed. 1938, p. 3.)
Termino com a passagem de um milagre de Cristo mostrando a condição dos mortos, crendo que o texto foi bem esclarecedor:

E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que estava morta. Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. ( Lucas 8:52-55 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA O PRIMEIRO A SI TORNAR MENBRO

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.